Uma temporada de premiações sem igual — marcada pelas primeiras greves simultâneas de atores e escritores na história de Hollywood, que em grande parte impediu campanhas por meses, mas que após foi inundada por elas — chegou ao fim na noite de domingo na 96ª cerimônia do Oscar em Hollywood.
Como muitos esperavam antes da cerimônia, “Oppenheimer” dominou, ganhando sete Oscars — nenhum filme ganhou mais desde que “Quem Quer Ser um Milionário?” arrebatou oito há 15 anos — incluindo melhor filme (Christopher Nolan, Emma Thomas e Chuck Roven), diretor (Nolan), ator (Cillian Murphy, o primeiro vencedor irlandês da categoria), ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), fotografia (Hoyte van Hoytema), edição de filme (Jennifer Lame) e trilha sonora original (Ludwig Göransson).
É uma conquista notável não apenas para os cineastas, que adaptaram um livro (American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin) considerado inadaptável em um clássico instantâneo do cinema, mas também para as equipes que o venderam ao público e à Academia. Também é uma conquista para a Universal, que inclui a presidente Donna Langley, que atraiu Nolan de sua antiga casa na Warner Bros., e mãos firmes como o diretor de marketing Michael Moses e a diretora de publicidade nacional Jen Chamberlain. E para a The Angellotti Company – um brinde ao estrategista de prêmios veterano Tony Angellotti, que guiou as campanhas de premiação da Uni desde “O Homem na Lua” de 1999 e os conduziu a vitórias de melhor filme em três décadas diferentes, para “Uma Mente Brilhante” de 2001, “Green Book” de 2018 e agora, com a ajuda de sua equipe de primeira linha, incluindo a VP Dana Bseiso Vazquez, Oppy.
A campanha de Oppy começou com a premissa inquestionável de que Nolan estava muito atrasado para reconhecimento. Continuou com um filme que realmente entregou, e que ainda parece oportuno e urgente, mesmo 80 anos após os eventos que narra, graças à ameaça nuclear de Vladimir Putin. Foi impulsionado por — ao lado de Barbie — trazer as pessoas de volta aos cinemas em números não vistos desde antes da pandemia global. E foi cuidadosamente gerenciado desde então, com esforços sutis aparentemente realizados para fazer o muito britânico Nolan (representado por Kelly Bush Novak da ID) parecer menos distante, para manter Downey na mensagem e para ajudar as pessoas a “descobrirem” Murphy (embora ele tenha aparecido em filmes por décadas, incluindo cinco outros com Nolan).
Falando de Barbie, a outra metade da mania “Barbenheimer” que definiu 2023, o filme de Greta Gerwig levou para casa apenas um Oscar, de melhor canção original, por “What Was I Made For?” (tornando Billie Eilish, de 22 anos, a mais jovem e Finneas, de 26, o segundo mais jovem vencedor de dois Oscars). A Academia nunca teve um grande senso de humor, geralmente preferindo obras “sérias” como Oppy a comédias/dramédias como Barbie. Mas Gerwig, a produtora/estrela Margot Robbie e a equipe da Warner Bros. (que conduziu uma campanha dinâmica reconhecida com o prêmio de melhor campanha de publicidade de filme no ICG Publicists Awards de sexta-feira) ganharam “o Prêmio do Banco da América” — ou seja, mais de um bilhão de dólares nas bilheterias — que deve ser um belo consolo.